domingo, 20 de abril de 2014

Top 8 - Soundtracks dos últimos 10 anos

Uma das coisas que mais presto atenção em um filme são as músicas que ajudam a contar aquela história. Tenho o hábito de ouvir as trilhas sonoras completas dos filmes, mas sempre surge uma ou outra música que acaba se destacando. Nesse post vou fazer um Top 8 das trilhas que mais me agradaram no cinema nos últimos dez anos:

8) HOJE EU QUERO VOLTAR SOZINHO (VAGALUMES CEGOS - CÍCERO)
O filme mais recente que assisti no cinema. Esperei pelo desenrolar dessa história desde que assisti o curta (EU NÃO QUERO VOLTAR SOZINHO). A canção do Cícero caiu como uma luva para o filme, trazendo aquela sensação contemplativa de quando estamos apaixonados e ainda nem nos demos conta disso. O mais curioso é que o cantor estava na minha sessão desse filme e pude reparar ele cantarolando baixinho a própria música dentro do cinema. Ficou gravado na minha memória.




7) AS VANTAGENS DE SER INVISÍVEL (IT'S TIME - IMAGINE DRAGONS)
Esse filme é recheado de boas canções. Essa me chama atenção pois foi a primeira vez que ouvi uma música do Imagine Dragons (banda que, hoje, sou fã). Além de ter mil interfaces com a trama de Charlie, 'Its Time' me passa uma sensação nostálgica que conversa com a fotografia, o figurino, o roteiro, enfim.. quase tudo no filme parece dialogar muito bem com essa música. É a que melhor traduz, pra mim, o trio de protagonistas.



6) AS VANTAGENS DE SER INVISÍVEL (HEROES - DAVID BOWIE)
Já deu pra perceber que gosto bastante desse filme por conta das outras postagens do blog. E a trilha sonora dele é grande responsável por essa minha predileção. Conhecia pouquíssimo de David Bowie antes de assisti-lo e, o pouco que conhecia, não gostava. Não conseguia me conectar com suas letras. Até que assisti a famosa cena do túnel. Foi amor a primeira vista. Não passo um dia sem ouvir essa música e sem lembrar que 'We can be heroes.. just for one day..".





5) BRANCA DE NEVE E O CAÇADOR (BREATH OF LIFE - FLORENCE & THE MACHINE)
Haters gonna hate, mas eu adoro esse filme e essa canção também. Já curtia muito o trabalho da Florence e fiquei impressionado com essa canção encomendada especialmente para o filme. Breath of Life é mais uma daquelas trilhas que não são trabalhadas em show, mas ganhou um espaço todo especial no meu coração e no meu celular. Os tons tribais conectam o espectador diretamente para a trama que, nesta roupagem nova, ganha contornos épicos. Impossível ouvir sem lembrar da atuação brilhante de Charlize Theron.




4) MEU MALVADO FAVORITO 2 (HAPPY - PHARRELL WILLIANS)
Nem preciso dizer muito sobre. Excelente letra, ritmo mais que apropriado pra embalar os Minions, sidekicks mais famosos que o próprio protagonista da história. Indicada ao Oscar, a canção extrapolou o filme e é uma das mais executadas nas rádios do mundo todo. Vida longa ao Pharrell!




3) 500 DIAS COM ELA (US - REGINA SPEKTOR)
Outra figurinha carimbada aqui do blog, Regina Spektor tem um talento incrível para criar melodias que ficam ecoando na nossa mente por um bom tempo.  'Us' permanece tocando na minha cabeça desde que ouvi pela primeira vez. A música dita o tom da primeira metade do filme e nos passa um pouco do encatamento que o protagonista sente pela Summer (Summer, vadia!)


2) DRIVE (A REAL HERO - COLLEGE FEAT. ELECTRIC YOUTH)
Um dos meus filmes favoritos da vida toda e uma música que cresce à medida que o personagem vai se dando conta do ninho de cobras em que se meteu. Conhecia pouco de Electric Youth, mas depois de 'A Real Hero' fiquei viciado em todas as músicas. Feliz descoberta!



1) SHAME (NEW YORK, NEW YORK - CAREY MULLIGAN) 
Um respiro necessário para uma trama tão densa quanto a de Shame (apesar de ser logo no início do filme). Muita coisa nos é apresentada enquanto Carey Mulligan interpreta brilhantemente o clássico de Sinatra. É como se os personagens fossem se despindo de suas armaduras durante os cinco minutos de canção. O detalhe curioso é que a atriz gravou a cena de primeira e, segundo sites americanos, ao vivo.