domingo, 26 de agosto de 2012

.Uma Volta Quase Completa.

Oi, gente.

Depois de muito tempo sem escrever aqui, achei que o blog já não tinha mais a minha cara e resolvi mudar tudo: layout, aparência, widgets e até mesmo o nome. 'All The Subtle Things' atualiza a proposta que eu iniciei com o 'Dito por Mim' e continuei com o 'A Casa de Saturno'.

A ideia é levar até vocês coisas que aos olhos destreinados podem parecer banais, mas que na realidade significam muito quando fazemos a leitura correta do mundo.

Espero que gostem.

Para essa primeira postagem resolvi contar um pouco sobre o meu dia de ontem (25/08), um sábado bem atípico pra mim que reservou agradáveis surpresas e muito aprendizado.

Passei minha manhã na Urca, filmando um curta metragem experimental. Esse trabalho faz parte do meu processo de maturação artística que consiste em passear por várias vertentes do cinema, afim de construir minha linguagem baseando-me naquilo que absorvo dos grandes ídolos e também das minhas percepções sobre suas obras em contraste com meus próprios desejos fílmicos.








                                                                                                                                                               

A experiência apesar de cansativa foi muito interessante. O sol da manhã de ontem, há tempos não
visto no Rio de Janeiro, garantiu excelentes imagens que em breve eu compartilho com vocês.

Havia combinado com Tatiana, minha chefe, de pegarmos um cinema. Planejavamos assistir 'To Rome with Love', do Woody Allen, antes que saísse de circuito, mas mudamos de programa. Tatiana ficou sabendo da vista do escultor, fotógrafo e ambientalista Andy Goldsworthy ao Rio de Janeiro e sobre a palestra que ele ministraria no Parque Lage. Decidimos assistir. Depois de uma guerra para conseguirmos a senha, nos acomodamos e finalmente conseguimos ouvir o que o cara tinha a dizer.


Andy é de uma personalidade muito interessante. Um cara que define sua obra como orgânica, no sentido de que faz parte dele. Ele provoca intervenções na natureza e brinca com as imagens que são formadas em suas fotografias. Foi realmente muito interessante, mas seria ainda melhor não fossem os problemas com a tradução simultânea.

Saímos um pouco antes do fim da palestra e ainda dispostos a ir ao cinema. Não havia mais horário plausível para assistirmos o Woody Allen então optamos por '360', novo longa metragem do Fernando Meirelles, em cartaz no Estação Vivo Gávea.


O filme trata essencialmente de relações amorosas. Não seguindo o padrão tradicional americano, mas segundo uma premissa que, pelo menos pra mim, pareceu bem pessoal do Meirelles. São histórias paralelas que se costuram formando uma colcha de retalhos em que a agulha que tece se mostra mais importante do que o produto final.

Na contramão de longas como 'Valentine's Day' e 'New Year's Eve', a trama consegue ser breve em cada um dos episódios apresentados e ainda assim nem um pouco rasa. Os links e as conexões existentes entre uma trama e outra funcionam e as atuações estão dignas de premiação.


Continuo acreditando que faltou alguma coisa. O mesmo aconteceu quando assisti 'Ensaios sobre a Cegueira'. Mas desta vez, tudo pareceu me convencer bem mais. Eu acreditei naqueles personagens, torci por eles, senti o mesmo nervoso por eles. Enfim, a experiência do cinema estava presente.

Muitas ideias construtivas são discutidas nos diálogos entre as personagens, as resoluções ficam longe da noção do certo e do errado, estão na dimensão do imediato, de saber sua vontade aqui, agora, e não perder a oportunidade de arriscar algo completamente novo, ou completamente louco.

Adorei a trilha sonora e a direção de cenas do Meirelles. Mesmo acreditando que o filme não foi literalmente perfeito, admito que foi muito além daquilo que eu esperava.

É como eu disse, não é o filme em si que me cativou, mas sua premissa e a execução que o Meirelles emprestou a ela. É digno de uma noite de sábado.



8 comentários:

Tandara disse...

Ahhh finalmente postagem nova por aqui.

Curti muito, Marlon. Tbm assisto 360 ontem e gostei demais do filme.

Parabéns pelo novo layout.

Beijos

Juliana Amaral disse...

Adorei!!!

Vida longa ao blog novo!

Pedro Santoro disse...

Que legal.. te sigo lá no twitter! Bem vindo de volta ao blogger

Abraço

Anônimo disse...

OI! VC POR AQUI! SAUDADES

BEIJINHOS

SAMARA

Unknown disse...

Adorei aki!
To seguindo. Me segue de volta?

kkkkk comentário bem de #bloguete

Que bom que conseguiu voltar com o blog. Para o meu vivo pensando em mudanças, mas a maioria das vezes penso que a banalidade construtiva dele é boa pra mim, aí fica do jeito que tá. Preciso de um equilíbrio no mundo real. Fala sério, não acho que as coisas que gosto sejam fúteis! Pelo menos para mim!
Tb quero ver 360, sem spoiler na segunda, por favor!

Marlon Eduardo Faria disse...

haha Que bom que gostou, Elen.

Já estou te seguindo lá no seu blog :)

Também não acho seus gostos nem um pouco fúteis, até pq são bem parecidos com os meus rsrs.

Você vai gostar muito de 360. Não é um filme num ritmo padrão.. ele é um pouco mais lento, mas é justamente isso que o faz interessante.

Eu e Tati adoramos!

Anônimo disse...

Marlon,postagem nova! que máximoooooo

Juan disse...

Não gostei muito de 360.. acho que o Meirelles nunca mais fará algo tão bom quanto Jardineiro Fiel