quarta-feira, 31 de agosto de 2011

A Inteligência Coletiva de Pierre Lévy


Autor de ‘O que é o virtual?’ e referência mundial em cultura digital, Pierre Lévy veio ao Brasil para debater com Gilberto Gil os conceitos de inteligência coletiva, hipertexto, mídias digitais, outros temas ligados a cibercultura e os seus respectivos desdobramentos.


A edição de agosto do projeto ‘Oi Cabeça’, realizada no último dia 25, teve como tema “O poder das palavras na cibercultura” e trouxe ao Oi Futuro do Flamengo o pensador e professor da Universidade de Ottawa (Canadá), Pierre Lévy. As curadoras Cristiane Costa e Heloísa Buarque de Hollanda idealizaram uma noite de debates onde Gilberto Gil uniu-se a Lévy na tentativa de definir a importância, os efeitos e o espaço ocupado pelas palavras no ambiente digital.


Uma das observações feitas por Lévy, que visitou o Brasil pela segunda vez, diz respeito à sua teoria da inteligência coletiva (ou cérebro compartilhado), onde todos teriam a capacidade de transpor a lógica dos números que compõe os sistemas de operação tecnológica e estimar significados e/ou inserir emoções nos mesmos. Segundo o francês, o cérebro virtual já existe. Nada mais é do que uma potência da Internet que conhecemos hoje. Uma ferramenta que, quando alcançar a coletividade plena, permitirá que a humanidade “crie asas e possa percorrer e enxergar o virtual em sua totalidade...”, nas palavras de Gil. A reflexão teórica de Lévy somada à interpretação artística de Gilberto Gil garantiu uma série de conclusões acerca dos caminhos da cibercultura.


O momento curioso do evento ficou por conta do desentendimento entre o pensador francês e o pequeno aparelho responsável pela tradução da fala de Gilberto Gil. Um pouco constrangido, Lévy dispensou o utilitário e seguiu tentando compreender o português do músico baiano. Algo que certamente não aconteceria se já estivéssemos em domínio pleno da Inteligência Coletiva.



2 comentários:

Anônimo disse...

Muito bom, Marlon.
Estava no evento e adrei vê-lo descrito por vc. Parabéns!

Juliana Vidal

Anônimo disse...

adorei.. o @plevy é realmente genial.