quarta-feira, 10 de outubro de 2012

.Canções de Apartamento.

Já faz um tempo que eu venho pensando em coisas que poderia compartilhar aqui com vocês. Para além dos meus textos meio loucos, decidi que não tenho como fugir de duas das coisas que mais gosto na vida: música e cinema. 



A postagem de hoje fala sobre o primeiro tema. Já faz algum tempo que fiz um grande achado na web, graças ao Lastfm. Trata-se do cantor e compositor carioca Cícero. 

Cícero Lins nasceu no Rio de Janeiro, é compositor e cantor com influências de e , além de artistas como Caetano Veloso e Tom Jobim. E essas influências são bastante evidenciadas neste seu primeiro álbum solo (sim, ele já fez parte de uma banda chamada Alice).

Soube recentemente que ele é amigo de uma grande amiga minha da faculdade. Small World! Em uma de nossas voltas pra casa, a Letícia Freitas, que no Twitter atende por @obatambemquero, me contou um pouco do passado do Cícero. Acho incrível como essa "globalização interna" que acontece no Rio de Janeiro permite essas coincidências.

Voltei pra casa bastante empolgado, pois até então só tinha escutado uma música do cara, mas letícia me falou tanto e tão bem sobre ele que fiquei curioso pra saber e ouvir mais.


Em 2011 ele lançou seu primeiro CD pela internet, Canções de Apartamento, disponibilizado gratuitamente no seu site oficial. O Album foi gravado no seu estúdio caseiro, em seu apartamento. Baixei o álbum completo no site e tive uma grata surpresa. As músicas são de uma qualidade poética, estética e sonora que nem de longe parecem ter sido compostas por um jovem. Algumas delas são verdadeiros diálogos em forma de canção... e eu acho incrível como neste produto em questão é o álbum por completo funcionando muito bem. 

Todas as músicas cumprem muito bem a expectativa que nos apresentam em seu título e eu realmente me transporto quando tô escutando.  É o tipo de música pra cantar enquanto ouve. Além do piano e do violão, o CD tem experiencias com outros instrumentos, como acordeon, tamborim, pandeiro e guitarra. As letras, cantadas com sua voz meio que sussurrada, falam sobre solidão, paixões, saudades e memórias.Tudo isso com uma simplicidade absurda e um 'amadorismo profissional' que justifica o nome do álbum.

O link para download do CD completo é este aqui: http://www.cicero.net.br/

Espero que gostem!

Um comentário:

Anônimo disse...

"eu realmente me transporto quando tô escutando".

O mesmo acontece comigo. E é tão bom...