quarta-feira, 16 de março de 2011

Dear John

Engraçado como nossos conceitos vão se alterando com o passar do tempo.
Há algum tempo atrás, toda vez que - passeando pelos corredores de uma livraria - eu me deparava com um exemplar de Dear John eu sentia uma aversão incontrolável à obra. E até mesmo asco. Ficava virtualizando que tipo de gente se entregava a uma subliteratura tão fácil, vil e não-edificante. Coisa do passado.

Eis que um dia, numa volta pra casa, vejo um casal dividindo a leitura do livro. A cena era bonita, e me chamou a atenção. Por mais que tentasse não olhar, não conseguia... era curioso demais. Duas pessoas abraçadas, debruçadas sobre o mesmo livro. Pensei: São namorados! Não eram.
Eram mãe e filho. Puxei assunto e perguntei  se o livro era bom. O filho responde: "Graças à ele eu tô encontrando forças pra lutar contra o meu câncer." Engoli em seco essas palavras e comecei a considerar a hipótese de lê-lo. Afinal, se uma obra dessas trouxe bem estar para uma pessoa doente, poderia de certa forma abrandar meu coração (naquela época demasiadamente amargurado).

Duas semanas depois, ganhei o livro de presente da minha amiga Gleice Miranda (@gkarenm). Entendi tudo. Eu estava predestinado a este livro. Não só a ele, mas a toda a literatura do Nicholas Sparks. Esta leitura me fez um bem, mas um bem tão grande que é impossível traduzir em palavras.

O Nicholas é doce sem deixar de ser sincero. É verossímil sem deixar de apelar pra uma pitada de surrealidade. Ele descreveu um amor verdadeiramente incondicional. John e Savannah, os protagonistas, são  afetivamente dependentes um do outro. E descobriram que amar, não significa necessariamente estar ao lado de quem se ama. Eu também aprendi.

Obrigado Sparks. Obrigado Gleice!

15 comentários:

Anônimo disse...

Marlon!!

Que íncrivel;; amei!

Anônimo disse...

Lindo!

Anônimo disse...

Adoro tudo o que vc escreve.
Me add no msn.. claricerangelp@hotmail.com

Anônimo disse...

achei incrível.
tô seguindo vc lá no twitter!

Anônimo disse...

Demais!

Beijinho.. Luana!

Anônimo disse...

quero te conhecer..

tamararste@gmail.com

Anônimo disse...

que lindo!!!

Anônimo disse...

Não conheço a Gleice... mas ela é demais por ter te dado o livro!

Ingrid disse...

perfeito!!!

amanda disse...

Que bom que o livro te causaou esse impacto. Fico feliz!

Pâmela disse...

O amor entre o John e a savannah é lindo de ver.!

Fernada! disse...

Seu blog cada dia mais bonito.
Seu liMdo!

Fernada! disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Iago disse...

Boa sorte lá na premiére!!!

caio Porto disse...

belo texto.!